óculo

abril 26, 2009

Eu desde de pequeno me deparo com expressões da minha mãe que representavam todo o dinamismo e generalidade do ponto de vista dela. Não é a toa que aprendi a viver assim. Interpreto as coisas por meio do que ela chamava de “faça uma leitura dinâmica meu filho”. Não tenho interesse em fazer uma crítica. Não acho que isso seja ruim. Na verdade eu gosto bastante disso. Mas venho aqui justificar. Racionalizar. Definir. Transpor. Transcender. Qualquer significado do meu uso de óculos.

Antes. Falo do olho. Olho pelo qual vejo de maneira especifica. Valorizando o que acho importante. Apagando o que não brilha. Seleciono. Coleciono imagens. Mas como disse. Na verdade como ela disse sigo uma leitura dinâmica (é o suficiente pra mim). Paro na cor e na forma. Detalhes mais profundos podem ser muito interessantes e quando os descubro soam como segredo que só chegam a mim pela voz de outras pessoas. Não gosto de fofoca. Chego à conclusão que meus olhos vêem exatamente o que quero ver.

Agora. Dos óculos. Vêem com a proposta de corrigir minha visão. “Você deve enxergar assim” eles dizem. Os óculos são a prova da minha total desconsideração. Preguiça. E superficialidade ao ver.

Sem eles tenho formas. Cores. Movimento. Mas detalhes não… Mas quem quer detalhes aqui? Bom… Ultimamente apesar de manter minha leitura dinâmica passei a entender os detalhes. É… até que tem seu valor. Então, me esforço para observá-los. Eles dizem muito mais. Dizem o nome de quem está na minha frente. Mas apesar de entender, sei lá… sei não….

Bom, mas o que importa é que comecei a entendê-los e passei a olhar as coisas com um pouco mais de dedicação. Agora tenho um grau a menos de miopia, repentinamente (óóóoooo!).

 

One Response to “óculo”

  1. alexandre colchete Says:

    Agora tenho um grau a menos de miopia, repentinamente (óóóoooo!).

    haaaaheuahueaheah


Deixe um comentário

